Uma proposta de construção de um hedge de compra de milho em Marechal Rondon-PR

Damke News

Neste artigo, analisamos a relação entre o preço do milho no oeste do Paraná e na B3, medido pelo primeiro futuro de milho, em Reais por saca. Desenvolvemos uma equação que modela esta relação, tendo por base sua regressão linear, e propusemos um ajuste na quantidade negociada de hedge para proteção das variações adversas do preço do milho em Marecha Cândido Rondon, PR.

Tal ajuste, que denominamos de Fator de Hedge, visa mitigar o risco de base (“basis”) oriundo da existência de diferentes localidades de plantio, colheita e comercialização desta commodity e respectivos custos de transporte e armazenagem, além de pressões de oferta e demanda.

Evidenciamos que a tradicional inefetividade do hedge de commodities pode ser mitigada com o uso do Fator de Hedge, tendo por base o alto R 2 obtido no modelo estatístico. Também desenvolvemos testes de efetividade, por análise de sensibilidade e Dollar Offset, que mostraram que a aplicação do Fator de Hedge resulta em uma relação de hedge altamente efetiva para o período estudado.

Acesse o pdf do artigo 

Palavras-chave: Agronegócio. Hedge. Efetividade.

Compartilhe

Últimos artigos

Damke News

Fator Trump

Vamos refletir sobre o temor do fator “Trump” para a balança comercial brasileira. Nossa balança comercial Brasil x EUA é favorável para eles, enquanto a

Leia o artigo »

Saiba mais sobre a Damke

Cadastre-se e fique por dentro das próximas news

Aviso legal: os artigos disponibilizados nesta página e o conteúdo do Damke Cast não devem ser entendidos como recomendação para venda, retenção ou compra de qualquer ativo, título ou derivativo agrícola, tampouco como recomendação de investimento. Apenas deve ser considerado meramente como análise e opinião na data de sua publicação.