O mercado mundial do milho encontra-se com a demanda totalmente abastecida. Somando este fato com um dólar forte, temos um momento desafiador para os preços do milho, conforme podemos constatar no gráfico a seguir:
Fonte: Czapp.com
Não interessa se o produtor está plantando no hemisfério norte (como USA e França), ou está colhendo no hemisfério sul (como Brasil e Argentina), está fazendo isso com ritmo sensivelmente mais lento do que nos anos anteriores, em função dos baixos preços. A menos que tenha feito hedge, protegendo-se da baixa dos preços da commodity (e do R$/USD aqui no Brasil), quando formou seu custo.
A perspectiva para os preços, segundo a Czarnikow, deve oscilar entre USD 4,15 a USD 4,40 por bushel, levando que o preço médio atual da safra americana está em USD 4,56.
Pensando em termos globais, a produção ucraniana de milho sofre com a guerra, e tem dificuldades para ser escoada pelo Mar Negro, enquanto ataques houthis no Mar Vermelho tem elevado os custos dos fretes marítimos.
Muitos riscos? Analistas divergindo inclusive se os fatos têm impactos positivos ou negativos para o preço de sua commodity? Procure a Damke Consultoria, e poderemos lhe ajudar a proteger seu negócio usando derivativos, antes que a volatilidade cause estragos. Juntos, podemos desenvolver uma estratégia de hedge sob medida para sua empresa.