No primeiro trimestre houve uma desvalorização cambial resultante de condições favoráveis para entrada de dólares no país. Refletindo os patamares elevados de alta da Selic, que ampliam o diferencial de juros. A atratividade da bolsa brasileira, a alta dos preços das commodities e um cenário fiscal-político menos pressionado. De acordo com dados publicados pela Economática, o real foi a moeda que mais se valorizou em 2022.
Taxa de juros Selic
Desde o início de 2021, a Selic está em trajetória de alta e hoje é a segunda maior taxa de juros do mundo, com o Brasil ficando atrás apenas da Rússia.
Este movimento afeta a atividade econômica, mas em contrapartida torna o Brasil mais atrativo para ao investimento estrangeiro dentre os países emergentes. Com os juros elevados observamos um diferencial de juros elevados na comparação com a taxa norte americana, dentre outros países de economia avançada. Nesta conjuntura há condições favoráveis para a realização do carry trading (que ocorre quando os investidores tomam emprestados recurso em países com juros baixos e aplicam naqueles com taxas elevadas).
Commodities
Em virtude da retomada global da atividade econômica, os preços das commodities estavam em patamares elevares, conforme observamos abaixo nos gráficos do Valor Econômico. Este fato agravado pela eclosão da guerra Rússia x Ucrânia. Logo no início do conflito o preço do petróleo registrou forte alta e chegou próximo aos US$ 140 o Barril. Ficando atrás apenas de EUA e China, o Brasil é Como o terceiro maior exportador de commodities do mundo e se beneficia deste ciclo de alta dos preços. Outro evento relevante associado a guerra diz respeito ao fato de ser comum observar durante períodos de intensa instabilidade política, os investidores retirando seus recursos de nações emergentes.
Investimento estrangeiro
Com as sanções econômicas afetando a economia da Rússia, que antes do conflito era considerada como um destino para investimentos, o país perdeu seus fundamentos econômicos. Com isso, parte destes recursos migraram para países da América Latina.
Outro fator relevante para entrada de dólares são oportunidades da bolsa brasileira, que conta na atual conjuntura com papéis baratos em comparação aos seus pares internacionais. Também contribui o fato de o mercado de ações brasileiro possuir uma concentração elevada em commodities e finanças, setores com alta demanda no momento para os investidores. O índice de referência da B3, o Ibovespa possui as empresas presas ligadas aos ramos de mineração ( Vale) e de petróleo (Petrobras) com maior peso.
Cenário político-fiscal
Outro elemento importante é o momento político nacional que neste 1T22 não apresentou riscos institucionais, mantendo uma relativa calma neste período que antecede a campanha eleitoral. Por fim, não há tentativas de burlar a rega do teto gastos como observamos em 2021, além de sinais favoráveis para a política fiscal com a elevação da arrecadação.
Perspectivas
Para o segundo trimestre as condições atuais indicam que não há expectativas de uma mudança significativa no cenário. Seguiremos com os preços das commodities em alta e com a o Copom sinalizando que o ciclo de elevação da Selic deve perdurar por mais tempo. Na última ata publicada a instituição indicou que pode levar a taxa acima de 12,75% a depender do que ocorrer com o preço do barril de petróleo.
Contudo, a partir do terceiro trimestre em diante devemos observar este movimento de valorização do real perder tração. Na última ata do FOMC publicada pela FED, foi indicado que nos próximos meses o comitê deve prosseguir fortalecer o ciclo de alta da taxa de juros, tornando o mercado norte-americano uma boa opção para investidores que buscam mercados mais estáveis e com bons retornos.
O acirramento da disputa eleitoral deve trazer incertezas ao mercado cambial, por conta da possibilidade dos candidatos adotarem um discurso populista, sinalizando abdicar do teto de gastos No entanto, caso o próximo governo assuma compromissos com uma agenda econômica de responsabilidade fiscal, podemos chegar ao final do ano com cotações próximas as registradas atualmente.
por José Carmo
#economia #hedge #commodities #dólar